Obrigado pela visita!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

JACARÉ PRA PUXAR FIO

Quando o fio a ser trefilado é muito grosso e não damos conta de puxá-lo manualmente, usamos então o jacaré, que vem a ser uma máquina manual ou motorizada que puxa o fio mecanicamente usando engrenagens e assim reduzem o esforço da tração deixando o trabalho mais leve.
Há tempos preparava esse post, mas perdi o material que estava pronto pra colocar por aqui e então tive que buscar material na internet. O amigo Roger Lima perguntou sobre essa ferramenta e me animei em postar essa matéria.
Não há muito que explicar sobre a ferramenta, mas vamos lá; se usa a fieira adequada para o trabalho que iremos executar, aponta-se o fio em seguida untando-o com cera e assim como no processo manual,  prende-se a ponta do fio no alicate da máquina, girando a manivela (não sei se é esse o nome correto) que possui engrenagens para aliviar o peso (como já foi dito).
Abaixo um jacaré da marca Durston que infelizmente pra conseguir um desses só  importando e gastando uma bela grana, inviável para um pequeno atelier, talvez até pelo pouco uso da ferramenta.
Abaixo o encaixe da fieira:


Abaixo  jacarés importados que usam uma cinta e sistema de catraca .

Abaixo jacarés que usam um sistema de corrente e redução de engrenagens.



Abaixo outros exemplos:
































Esse abaixo é fabricado pelo meu amigo, mestre Carlos Oliveira, ourives, inventor e ferramenteiro de primeira. 




4 comentários:

  1. valeu pela lembrança , pelo jeito não é de hoje que o ourives sofre com correntes grossa,(rsrsrsrsrsrs)tem alguns jacares que tem um aspecto bem antigo, mas com certeza aliviam o serviço, tem ate um que parece ter um motor eletrico, e alguns com alicate de pressão que no meu entender deve ser uma roubada pois o alicate se não for preso certo vira na hora que fizer força e pode quebrar o fio.parabens pela postagem e obrigado pela pesquisa !!

    ResponderExcluir
  2. Exato Roger,tem jacaré de mais de cem anos nas fotos!valeu !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu preciso muito comprar um aparelho para puxar fio. Tinha visto um no site da Luis de Lucia, uma trefiladeira manual e também achei esse, muito parecido com as imagens que você postou aqui na Bulka: http://www.forniturabulka.com.br/produto.php?cod_produto=2097586

    E qual seria a melhor solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,tudo bem!olha só,o jacaré vc só vai usar se for "puxar" fios com bitola grossa,se for apenas pra fios mais finos,um bom alicate de pressão,uma fieira de tungstênio e uma cera de abelha,é tudo que vc precisa.Mas se for o caso de precisar de fios mais grossos então é um ótimo investimento,esse da Bulka deve servir,mas te digo que nunca usei,ao preço tá legal,mas se quiser aquele jacaré tradicional,o único cara que fabrica esse equipamento é o Mauro Valenza http://ourivesrock.blogspot.com.br/2014/02/tornearia-valenza.html,mas imagino que deva ser mais caro que esse da Bulka,boa sorte e se comprar me diga o que achou do equipamento,BJS!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.