Obrigado pela visita!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

VIRAR/FORMAR AROS,QUAL A MELHOR OPÇÃO?

O ato de 'virar' uma aliança ou aro de anel é muito fácil se tiver a ferramenta certa, o mais comum é o alicate combinado meia cana/concavo ou então o dado ranhura usando as canaletas meia cana dessa ferramenta, porém tanto o alicate quanto o dado tem suas falhas.
Alicate combinado concavo/meia-cana:
O alicate geralmente é pequeno e acaba marcando a peça na hora de vira-la, esse alicate na foto é o mais comum e fácil de se encontrar nas fornituras, mas seu uso é limitado pelo seu tamanho.




































































































 
Nessa foto abaixo podemos notar as marcas que o alicate provoca se não for enfaixado com esparadrapo. 



















































Existe um alicate combinado igual a esse acima, mas esse num tamanho grande e bem robusto, mas como sempre acontece, só na Rio Grande ou Otto Frei la fora. Posso importar então? é um risco bem grande pois se for barrado na alfandega vai sair bem caro, ou então, chegar um belo alicate indiano ou de outra nacionalidade suspeita (sim a rio grande vende porcaria também).
Vejam abaixo uma foto desse alicate ao lado de outro no tamanho mais comum que é encontrado aqui no Brasil.
Resultado de imagem para alicate de virar aliança



Esse  abaixo eu mesmo improvisei desgastando um velho alicate de sapateiro.
Resultado de imagem para alicate de virar aliança



Dado ranhura e punções:
O dado ranhura além de amassar a peça não tem uma escala decrescente adequada nas canaletas, limitando assim  sua ação além de necessitar do jogo de punções bola, ambos ferramentas caras.



Alicate combinado meia-cana/canaleta em V:
Existe também esse alicate abaixo, combinando meia cana e canaleta em V, prático, porém marca a peça e também há a necessidade de se colocar o esparadrapo. Além é claro de virar apenas as mais leves.


 


Calandra (minha preferida):
 Depois de vários anos procurando eu achei a solução perfeita para virar minhas alianças e aros, desde as finas até as grossas, essa calandra é simplesmente a melhor ferramenta que comprei até hoje! Fiquei plenamente feliz com o resultado.
 A calandra é robusta e de funcionamento muito simples, qualquer iniciante pode usá-la tranquilamente.
Eu coloco o couro apenas por precaução, mas a marca que ela deixa é quase imperceptível. Essa aliança da foto é modelo anatômico, se fosse meia cana comum nem usaria a proteção de couro.   
 Os degraus da calandra abrangem todos os números e não há necessidade de complementar com outra ferramenta. A calandra é totalmente autônoma. 



 
 



 Abaixo um bom exemplo da aliança formada com o alicate à esquerda e a aliança formada com a calandra à direita. A da direita tem a elipse quase perfeita. 
Numa avaliação pessoal, já que tenho todas essas ferramentas e venho usando por muito tempo, chego à conclusão de que o melhor resultado até hoje foi a calandra. Isso no caso de formar aros de anéis ou alianças, entre outras possibilidades.
O mais interessante é a qualidade dessa maquina, aço correto e de primeira, além de ser fabricada por uma empresa com tecnologia de ponta.








Alicate calandra (apenas importado, os bons são americanos e não esses da foto que vem da Índia e Paquistão)

Existem esses alicates importados que também podem proporcionar resultados satisfatórios, mas apenas para chapas e fios leves e finos. Se forem utilizados para virar uma chapa mais grossa, podem quebrar facilmente, e se a chapa for de ouro, a situação pode ser ainda pior, já que todos sabem que a prata é mais macia e maleável que o ouro.

Outro detalhe importante é que uma grande parte desses alicates é de origem indiana ou paquistanesa, entre outras origens duvidosas quanto à qualidade. Os modelos de melhor qualidade geralmente têm um preço em torno de 70% do valor de uma calandra, mas isso é se você tiver sorte o suficiente para não ser taxado na importação.

Resultado de imagem para alicate de virar aliança



15 comentários:

  1. Olá Angelo! Sou estudante de Design da UFRJ e estamos montando um projeto de design novo para mesas de ourives. Achei seu blog muito completo e você parece entender bastante sobre mesas e do que elas precisam ter para atender melhor o público. Será que você poderia passar seu e-mail para que eu faça algumas perguntas sobre a estrutura de mesas de ourives? Seria de uma enorme ajuda! Espero que possa ajudar! Obrigada pelo blog :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Angelo.
    Tudo bem?
    Ontem "rodei" bastante pelo blog, que me agradou muito.
    Parabéns pelas postagens.

    Gostaria de me inscrever no privado.

    Meu e-mail é jp.aoliveira@yahoo.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Tudo Bem João,graças a Deus!pô cara obrigado pelo elogio,sim já está no privado,seja bem vindo e perdoe a simplicidade e a ortografia kkk,abç!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso! TOP! Kkkk
      Cara, poderia por gentileza enviar novamente o convite, para joaopo@gmail.com ?
      Te agradeço.
      Abraço

      Excluir
  4. Opa. Sou eu de novo! Rsrs como conseguir a calandra? Abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Angelo essa calandra é show amigo vou me organizar pra comprar una!!!

    ResponderExcluir
  6. how do i buy the calandra with 4 steps? thank you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Friend! The seller of this machine had few units and sold all, however, did not obtain profits and does not sell more, but in Rio Grande Tools you find to buy.

      Excluir
  7. Oi Angelo, boa tarde!
    Recebi seu Abc do Iniciante pelo grupo da Joalheria Artesanal e gostaria de saber como adquirir um alicate calandra...
    Desde já agradeço pelo manual e aguardo sua resposta .
    Atenciosamente.
    Eduardo Lins

    ResponderExcluir
  8. Ahh eu procurei em vários sites e não encontrei o alicate calandra.

    ResponderExcluir
  9. Olá Alberto, tudo bem! O alicate calandra eu vi na fornitura Cactus ( https://cactusdobrasil.com.br/220139-alicate-para-virar-fio.html) Mas apesar de ser uma ferramenta bonita e formar aros perfeitos, ele não é feito pra fios muito grossos, por isso optei pela calandra, que apesar de custar mais que o dobro do alicate, depois de um ano e meio de uso eu tenho a certeza que valeu cada centavo, é perfeita!
    Outra coisa, descobri que muitos desses alicates são de origem paquitasnesa ou indiana, mesmo aqueles comprados na Rio Grande, os bons custam lá fora uma média de 200 dólares ( a própria Rio Grande tem os dois tipos). Se a sua idéia é virar aros robustos, esqueça esse alicate. Qualquer dúvida me chame.

    ResponderExcluir
  10. Ola Angelo,seria minha salvaçao essa calandra,onde posso comprar uma dessa.sofro tanto com isso.alicate que marca demais ,quando é um aro mais grosso eu viro na morça com tribule,ai ja sabe ne ,tudo marcado

    ResponderExcluir
  11. Fabiano tudo bem contigo? Fácil! Mas eu acho que eles estão de férias por uns dias ok, mas o whatsapp é esse (17) 98224-6900

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.